quinta-feira, 29 de outubro de 2020

12 clipes para entrar no clima de Halloween

Na semana do Dia das Bruxas, dedicamos um momento para relembrar clipes musicais que encaixam perfeitamente em uma celebração de Halloween. Do heavy metal ao puro pop, o Halloween pode ser comemorado com muito estilo com ajuda de alguns artistas:







12. MARILYN MANSON - "THE BEAUTIFUL PEOPLE"


Claro que o Marilyn Manson estaria nesta lista. Mestre dos vídeos assustadores, Manson assustou todo mundo em 96, quando lançou "The Beautiful People", um clipe frenético cheio de imagens desconcertantes. Dirigido por Floria Sigismondi, o clipe foi aclamado por seus efeitos especiais.



11. KATE BUSH - "WUTHERING HEIGHTS"


Às vezes não é preciso nenhum elemento de Halloween para fazer um clipe sinistro. Um grande exemplo disso é a cantora britânica Kate Bush, que dança fantasmagoricamente no icônico clipe de "Wuthering Heights", faixa inspirada em O Morro dos Ventos Uivantes.



10. GHOST - "DANCE MACABRE"


O Ghost é outro que poderia entrar na lista com qualquer clipe, e aliás já teve alguns vídeos inspirados diretamente em filmes de terror. "Dance Macabre" tem todo um clima do terror dos anos 80, e ajuda a entrar perfeitamente em um halloween dançante.


9. RAMONES - “PET SEMATARY”

Um dos lugares comuns de histórias de terror são os cemitérios, e eles não poderiam ficar de fora da lista! Tudo começou com Pet Sematary, obra do escritor Stephen King lançada em 1983. A história não tardou muito para ser adaptada para as telonas, ganhando um filme em 1989.

Uma das bandas favoritas de King entrou para a trilha sonora da adaptação: os Ramones. Duas músicas do grupo apareceram: “Sheena Is a Punk Rocker” e, durante os créditos finais, “Pet Sematary“, canção escrita justamente para o filme.

O clipe para a música foi gravado em um cemitério nova-iorquino durante uma noite. Além disso, a edição contou também com cenas do longa. Integrantes dos grupos Blondie e The Dead Boys dão as caras no vídeo. Esse registro também marca a última aparição do baixista Dee Dee Ramone em um clipe da banda, já que veio a ser substituído por C.J. Ramone nos trabalhos seguintes.



8. BACKSTREET BOYS - "EVERYBODY (BACKSTREET'S BACK)"


Relembrando os anos 90, o Backstreet Boys também tem o seu clipe temático de halloween: "Everybody (Backstreet's Back)", primeiro single do segundo álbum da boy band. Dirigido por Joseph Kahn e pago pela própria banda após a gravadora se recusar a filmar a ideia, o clipe traz os integrantes incorporando personagens monstruosos.


7. BLINK-182 – “I MISS YOU”

“Olá, anjo do meu pesadelo, a sombra no fundo do necrotério”. Assim começa a letra de “I Miss You“, do blink-182. Os anos 2000 foram marcados por um cenário de rock com temáticas mais dark, e isso certamente influenciou os clipes da época. Acostumado a trabalhar com bandas como The Smashing Pumpinks e Jane’s Addiction, a responsabilidade da direção do clipe de “I Miss You” ficou com o sueco Jonas Åkerlund.

Inspirado em filmes macabros da década de 30, o vídeo se passa em uma casa má assombrada, com fantasmas circulando enquanto o trio toca. Letra e estética do clipe remetem ao filme O Estranho Mundo de Jack, de Tim Burton. São citados na música os personagens principais, Jack e Sally, e os feriados de Natal e Halloween, que também são peças centrais do filme.



6. GERARD WAY - "BABY YOU'RE A HAUNTED HOUSE"


O clipe de Gerard Way, vocalista do My Chemical Romance, aquece para o Halloween mais simples do mundo, mas prova que bastam quatro esqueletos em instrumentos para fazer um clipe de dia das bruxas muito estiloso. Claro que o vocalista tem histórico com isso também, já que inúmeros clipes da banda poderiam figurar a lista.



5. METALLICA - "ENTER SANDMAN"



O Metallica também tem alguns clipes assustadores, mas o seu clássico neste quesito é "Enter Sandman". Seguindo a título da faixa, que remete à figura folclórica que perturba o sono das crianças, o clipe funciona como o pesadelo de um garoto, e passa por experiências tradicionais de sonhos ruins, de afogamento, queda e etc.



4. Britney Spears – “slumber party” (FEATURING TINASHE)


Considerado um dos vídeos mais elegantes de Spears, Slumber Party faz referências ao clássico “De Olhos Bem Fechados”, de Stanley Kubrick. O clipe começa com a entrada de Britney em uma mansão em um carro vintage, que curiosamente não tem um motorista. Quando ela entra na casa, uma espécie de baile de reggae sensual e sofisticado tem início.

Britney troca olhares com um homem misterioso em uma sala cujas janelas têm vista para um aquário. Britney conta com a participação de Tinashe em meio à cenas de dança. Teorias afirmam que trata-se de uma "festa de fantasmas", baseando-se no automóvel sem motorista, na noite de lua cheia e nas cenas em que a mansão aparece vazia vista de fora e, do lado de dentro, cheia de "fantasmas”.


3. MY CHEMICAL ROMANCE – “HELENA”

My Chemical Romance é mais um grupo cujos clipes contemplam uma estética bem sombria. O clipe de “Helena” foi dirigido por Marc Webb e lançado em 2005. No mesmo ano, o diretor trabalhou também em adaptações audiovisuais para músicas das bandas Weezer e Incubus.

Filmado inteiramente em uma igreja de Los Angeles, o vídeo acompanha o funeral da personagem Helena. Gerard Way mostra-se triste junto a vários outros entes. Ao decorrer do vídeo, Helena se levanta do caixão e entra na coreografia junto aos outros presentes. Mesmo sendo algo a princípio assustador, o clipe torna a súbita ressurreição da personagem em algo belo. Mesclando belas danças com uma excelente direção, o clipe recebeu diversas indicações a prêmios, especialmente ao VMA.



2. MADONNA – “FROZEN”


Madonna viajou para um deserto na California para filmar o clipe de "Frozen" de 7 à 10 de Janeiro de 1998. Dirigido por Chris Cunnigham e inspirado pelos filmes "Paciente Inglês" e "O Céu Que Nos Protege" o clipe impressionou crítica, fãs e público em geral pelo ar misterioso e ocultista da imagem de Madonna, não por acaso, ganhou o prêmio de vídeo do ano no VMA.

Madonna interpreta Morrigan, uma persona bruxa gótica etérea (cultuada por muitos como personificação da natureza ou uma Deusa). Com um longo cabelo negro, vestidos negros feitos por Olivier Theyskens e um mehndi mostrando na palma de sua mão uma palavra hindu "Om". O vídeo foi lançado em 12 de fevereiro de 1998 na Europa e na MTV alguns dias depois.



1. MICHAEL JACKSON - "THRILLER"


Clássico é clássico e esse é também insuperável e necessário: o maior clipe de halloween da música tem que ser "Thriller", do Michael Jackson. A música mais ouvida no Spotify nesta época traz todos os elementos necessários para um Halloween musical: muitos monstros, cemitérios, sustos e uma grande coreografia, além de uma produção digna de cinema!

Eleito diversas vezes como o melhor vídeo musical de todos os tempos, "Thriller" não é apenas o clipe mais simbólico de halloween como marca um ponto decisivo na história dos clipes, considerado como o ponto inicial a partir do qual o videoclipe se tornou uma indústria.



REFERÊNCIA

SABBAGA, Julia. 13 clipes para entrar no clima de Halloween. IN: Omelete. 2018. Disponível em: < https://www.omelete.com.br/musica/13-clipes-para-entrar-no-clima-de-halloween#11> Acesso em 28 out. 2020.

terça-feira, 20 de outubro de 2020

12 FILMES CLÁSSICOS DE HALLOWEEN PARA ASSISTIR EM UMA NOITE ASSUSTADORA

Desde clássicos da infância, como Halloweentown, até favoritos de culto, como Os Fantasmas se Divertem, garantimos que você encontrará seus favoritos aqui. 



POR KATIE ROBINSON E ROXANNE ADAMIYATT


Conforme as folhas mudam e as abóboras começam a adornar as soleiras das portas , você sabe que o Halloween está no ar. No entanto, não é uma temporada realmente assustadora até que você assista um clássico filme de Halloween. Se você quer um filme para toda a família ou um suspense de dar pesadelos, continue lendo para ver os filmes perfeitos para entrar no espírito do Halloween. Então pegue a pipoca e se aconchegue com alguns dos nossos filmes favoritos para celebrar o Halloween.

1 The Raven (2012)

 


Na Baltimore do século XIX, um assassino está cometendo crimes inspirados nas apavorantes histórias do famoso escritor Edgar Allan Poe. O autor une forças com um detetive da polícia para evitar que seus contos se tornem realidade.





2 Get Out (2017)







Este filme, apesar de relativamente recente, rapidamente tornou-se um clássico do terror. O longa-metragem escrito e dirigido por Jordan Peele segue um fotógrafo negro indo para casa com sua namorada branca pela primeira vez. Envolto em racismo casual, a dinâmica fica cada vez mais assustadora à medida que o filme avança.

3 Halloween (1978)


Poucos filmes são tão apropriados para o Halloween como... Halloween. O filme de terror é estrelado por Jamie Lee Curtis e segue um paciente com transtorno mental e assassino que foge de um sanatório e retorna à sua cidade natal para perseguir transeuntes inocentes.


4 Edward Mãos de Tesoura (1990)







Outra obra-prima de Tim Burton, Edward Scissorhands traça a improvável história de amor entre um homem com lâminas de tesoura no lugar das mãos (Johnny Depp) e uma adolescente suburbana (Winona Ryder).

5 O Exorcista (1973)








Você não pode se considerar um cinéfilo a menos que tenha visto O Exorcista. Este filme de terror narra a possessão demoníaca de uma jovem e as tentativas de sua mãe de salvá-la por meio de - você adivinhou - exorcismos.

6 Hocus Pocus (1993)








Uma comédia familiar protagonizada por Bette Midler, Sarah Jessica Parker e Kathy Najimy, na qual elas estrelam como três bruxas de Salem, Massachusetts, ressuscitadas bem a tempo para o Halloween.

7 Mãe! (2017)





Estrelado por Jennifer Lawrence, Javier Bardem, Ed Harris e Michelle Pfeiffer, este thriller psicológico segue um marido e sua jovem mulher cujas vidas são perturbadas pela chegada inesperada de um casal misterioso.

8 Atividade Paranormal (2007)







O primeiro filme da franquia de super-sucesso Paranormal Activity usa "found footage" para acompanhar um casal sendo assombrado em sua própria casa. Se você gosta do filme, está com sorte: são seis filmes na franquia.

9 Halloweentown (1998)






Um filme perfeito para toda a família, Halloweentown narra a história de uma jovem bruxa chamada Marnie, dividida entre sua vida normal e a casa de sua avó em um lugar encantado onde sempre é Halloween.



10 O Sexto Sentido (1999)





Poucas falas de filmes são tão conhecidas quanto a do famoso O Sexto Sentido , "Eu vejo pessoas mortas". Este thriller psicológico segue um jovem que consegue se comunicar com os mortos e o psicólogo que tenta ajudá-lo.

11 Drácula de Bram Stoker (1992)







Este filme de terror gótico dirigido por Francis Ford Coppola dá um toque artístico a um clássico antigo. A história se passa no final do século 19 em Londres, enquanto Drácula persegue implacavelmente uma mulher que se parece com sua falecida esposa.


12 O Silêncio dos Inocentes (1991)




Este filme de terror conta a história de um jovem agente do FBI tentando rastrear um assassino em série profundamente perturbado. Aviso justo - este filme não é para os fracos de coração.

BÔNUS

Não poderíamos deixar de sugerir alguns bônus também. Não deixe de ver:

1 - Van Helsing: O Caçador de Montros
2 - Família Addams
3 - A Convenção das Bruxas (de 1990 e o remake de 2020)
4 - A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça
5 - Anabelle
6 - Invocação do Mal






quarta-feira, 14 de outubro de 2020

DICAS PARA APRENDER INGLÊS COM FILMES

Assistir a filmes em inglês é uma maneira incrível de melhorar seu inglês - especialmente sua fala e compreensão oral. Siga nossas dicas! 😉



Escolha filmes que você já conhece.


Se você é iniciante, é melhor escolher um filme que você já assistiu antes. Por que? É simples! Porque você já conhece o enredo. Desta vez, você pode se concentrar no próprio idioma em vez de tentar seguir uma nova história.


Use legendas.


Só porque você está usando legendas, não significa que você está trapaceando porque ainda ouve áudio em inglês. Se você for iniciante, use as legendas em seu próprio idioma até se sentir mais confortável assistindo ao filme sem elas. Se você é de um nível mais avançado, desafie-se um pouco e saia da sua zona de conforto assistindo a um filme com legendas em inglês. Você não tem que segui-los palavra por palavra, pois isso pode ser bastante cansativo, em vez disso, basta usá-los para obter a essência (a ideia) de algo se a fala se tornar muito rápida ou a linguagem for muito coloquial.


Ouça e repita.

A beleza de assistir a um filme online ou em um DVD é que você pode fazer uma pausa e voltar se não entender algo dito - coisa que você não pode fazer em um cinema. Volte para uma parte que você não entendeu e diga em voz alta. Repita algumas vezes e leia o que dizem as legendas. Repetir verbalmente algo que você ouve é uma ótima maneira de aperfeiçoar um sotaque natural. Por isso, repita como o quanto você quiser até acertar!


Assistir a filmes que você gosta.

Não gosta de drama? Não olhe para eles! Não gosta de romance? Não olhe para eles! Existem literalmente milhares e milhares de filmes por aí e há algo para todos os gostos. Escolha filmes com o gênero de sua preferência, pois é mais provável que você tire algo dele e aprenda. Se você se forçar a assistir a filmes que não são nem um pouco interessantes para você em termos de história, você terá dificuldades.


Concentre-se em filmes de um país.

Como você sabe, o inglês é falado em todo o mundo em diferentes países, mas quando você está tentando aprender inglês, é melhor se limitar a um país, pois o idioma tende a variar, assim como o sotaque. Escolha o país que mais lhe interessa e comece com esses filmes (até ficar mais confiante, pelo menos).


Assista filmes com os seus amigos.

Você tem amigos que também querem aperfeiçoar suas habilidades em inglês? Forme pares e assistam a um filme juntos. Você não apenas vai sair com seus amigos, mas também será capaz de falar sobre diferentes partes que você não entende. Quer ir um pouco mais longe? Pegue um café depois do filme e discuta suas opiniões e partes favoritas do filme (tudo em inglês, é claro).


Mantenha um diário de cinema.

Ouviu uma frase ou palavra que amou? Quer poder usar no futuro? Anotá-la! Enquanto assiste a seus filmes, pause o vídeo quando ouvir algo que possa ser útil no futuro e anote em um diário. Desta forma, você está coletando frases 'autênticas' da vida real que você pode praticar e usar com seus amigos que falam inglês no futuro (desde que não sejam ofensivas, é claro).



REFERÊNCIA: VICTORIA; ALLAN. 9 Modern American Classics for Learning English with Movies. In: Fluentu. 2020. Disponível em: https://www.fluentu.com/blog/english/learn-english-movies-films-modern-american-classics/. Acesso em 06 out. 2020